domingo, 2 de março de 2008

Filme: Casamento Grego

Sinopse
Toula Portokalos (Nia Vardalos) tem 30 anos, é grega e trabalha no restaurante de sua família. O sonho de seu pai é vê-la casada com um grego, mas ela espera algo mais da vida. Com muito custo Toula consegue convencer seu pai a lhe pagar aulas de informática, como forma de melhorar seu trabalho. No curso ela conhece e se apaixona por Ian Miller (John Corbett), sendo correspondida. Porém, Ian é inglês e por causa disso eles decidem manter seu namoro em segredo. Mas logo eles são descobertos, desencadeando um processo de aceitação para Ian, para que ele possa se adequar às tradições gregas.



Análise

De acordo com os estudos de Minuchin (1982), os padrões de transacionalidade regulam os comportamentos dos integrantes dos grupos familiares e estes são mantidos por dois sistemas.
O primeiro sistema é mantido por regras universais e o segundo pelos membros que compõem a família especificamente.
Podemos perceber no filme “ Casamento Grego”, como estas regras são vivenciadas pelas famílias e seus padrões de comportamentos.
Toula Portokalos uma mulher grega em umas das cenas do filme retrata as regras universais com a seguinte frase: “... supõe-se que as boas meninas devem fazer três coisas na vida: ter noivos gregos, ter filhos gregos e alimentar gregos.
No que diz respeito às regras particulares podemos ilustrar com a seguinte fala, quando Toula decide fazer uma faculdade: ... “Por que ela precisa ir para a faculdade ela tem a cultura que uma mulher grega precisa”.
A estrutura familiar mostra como os membros da família interagem entre si. As mulheres cuidam dos maridos gregos e os pais falam para os filhos sobre os grandes feitos gregos. Gus Potokalos: ... “Agora diga qualquer palavra e te darei o significado desta palavra em grego”.
Segundo Minuchin (1982), a família absorve um novo membro, este deve adaptar-se as regras do sistema antigo, deve ser modificado para incluí-lo. Se uma família aumenta seus membros pode produzir estresse durante o seu período de adaptação. – “...Olha para nós parecemos como se fossemos do zoológico... Isso não funciona são pessoas diferentes”.
No filme “O Casamento Grego”, pode-se perceber também, como o sistema conjugal funciona e a sua finalidade apresenta-se como acomodação de ambos e também de complementaridade. – “...o homem é a cabeça porém a mulher é o pescoço e pode mexer a cabeça como ela achar melhor”.
No subsistema conjugal os papéis são específico de cada um, a fala da mãe de Toula exemplifica : “...Eu cozinhei, limpei, lavei para ti. Eu criei três meninos. Ensino catecismo, tu sabes, tem sorte de me ter para atar os seus sapatos”.
Os filhos estão presentes no subsistema parental, as regras são impostas pelos pais, muitas das vezes as regras não são explicadas ou explicadas de maneira inadequada: Toula:“...Mãe por quê tenho que ir para a escola de gregos?/ Fala da mãe: “ Porquê quando casar vai querer escrever uma carta para a sua sogra?
Quando os filhos de uma determinada família que possui uma cultura distinta começam a freqüentar uma escola diferente de seus costumes, ela leva o seu mundo para a escola e o da escola para a sua casa. Toula Portokalos: “... As outras meninas São loiras e delicadas... e eu tinha seis anos e aparelho nos dentes, desejava ser uma garota popular... Todas sentam juntas conversam e compartilham seus lanches.
A terapia estrutural é constituída por: estrutura, subsistema, fronteiras. A estrutura da família é como a família se organiza, são regras repetidas por limitações universais. Outro aspecto é o subsistema ou agrupamento pode ser determinado pela geração, por interesses, é dado por duas ou mais pessoas quando tem um interesse comum. Os subsistemas podem ser: conjugal, parental, filial e fraternal.
As fronteiras são barreiras invisíveis que mostram o funcionamento da família. As fronteiras podem ser rígidas, nítidas ou difusas.
Enfim, o foco da terapia estrutural de família seria unir-se ao sistema familiar para alterar a estrutura familiar de tal forma que a família possa resolver seus problemas


Referência Bibliográfica

Minuchin, S. (1982) Famílias: Funcionamento e Tratamento. Porto Alegre: Artes
Médicas.
Minunchin, S & Nichols, M. P. (1995). A cura da família: histórias de esperança e r
Renovação contada pela terapia familiar. Porto Alegre: Artes Médicas.

Um comentário:

Unknown disse...

A cena do café foi f*. Rejeição total.