quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Anjos do sol

Anjos do Sol
Elenco ::.
-
Ator/Atriz
Personagem

-
Fernanda Carvalho
Maria

-
Antonio Calloni
Saraiva

-
Otávio Augusto
Lourenço

-
Darlene Glória
Vera

-
Vera Holtz
Nazaré

-
Chico Díaz
Tadeu

-
Bianca Comparato
Inês

-
Mary Sheyla
Celeste

-
Caco Monteiro
Motorista de caminhão

-
Maurício Gonçalves
Agente de saúde






















Análise

O filme anjos do sol, retrata a trajetória de uma menina chamada Maria , que desde muito cedo, teve que sofrer amargamente a hostilidade de uma vida promiscua e nefasta.
Filha de pais humildes do interior do nordeste, sem muitos recursos, é vendida a um aliciador de menores para o comércio de prostituição infantil.
O filme retrata a face do aliciador dentro da família e como a compra é feita de uma forma inescrupulosa.
Senderson (2005) faz referência aos estudos de Prenttky (1997), que nos diz que não há um perfil único que descreva com detalhes ou que consiga abranger todos os molestadores de crianças.
Podemos perceber a fala deste autor, nos vários episódios do filme, nas trajetórias que Maria faz; primeiro a venda de meninas virgens para senhores, depois o abuso de adultos e a forma de presentear a um filho e a prostituição em si, dentro de um prostíbulo e o abuso do próprio proprietário.
Nos estudos de Finklhor (1984) citado por Senderson (2005), descreve que os fatores para que ocorra o abuso tem que estar agrupados em quatro precondições e só pode ser realizado se as quatro estiverem juntas. São elas motivação, inibição interna, inibição externa e resistência.
No filme Anjos do sol, podemos perceber nos abusadores este grupamento de resistências.
Quando Maria é abusada pelo deputado Lourenço, onde este motivado a mostrar ao filho o que deveria fazer, ele rompe com as suas inibições internas de estar abusando sexualmente de uma menina de 12 anos de idade, do abuso externo de mostrar o que está fazendo, e a resistência de Maria em não deixar que o ato aconteça.
Nos estudos de Sanderson (2005), “ a maioria dos aliciadores e pedófilos, são pessoas conhecidas por nós, ainda que não tenhamos a consciência de que eles abusam de crianças,normalmente são confiáveis e não oferecem perigos...”
No filme o senhor Tadeu, que compra Maria de seus pais, apresenta-se como um colaborador para a família, acima de qualquer suspeita, uma forma de ajuda contra a miséria pela qual a família passa.
Nazaré quando fala com as meninas que elas não precisam se preocupar, mostra o que Sanderson (2005) comprova em seus estudos.
Muitas são as facetas do abuso e da exploração infantil, Sanderson (2005) ressalta que: “ todos os comportamentos sexuais são aprendidos se adquiridos por meio da observação ou pela experiência direta. Eles são fortemente influenciados pelos valores culturais, socialização de machos e fêmeas, assim como a atitude da família”.
Quando o deputado Lourenço compra uma adolescente para presentear a seu filho de 15 anos, podemos perceber as condições do comportamento aprendido dentro do âmbito familiar como cita Sanderson (2005).
A socialização entre machos e fêmeas está presente, no momento em que a própria mãe vende a filha, porque descobre que o padrasto abusa de Inês, tornando-se uma ameaça para a própria mãe.
O filme “anjos do sol” vem nos mostrar e alertar sobre os riscos que a sociedade enfrenta mostrar que muito precisa se fazer para que nossas crianças e adolescentes cresçam em uma sociedade mais saudável e que futuramente não venham a construir características de personalidades, vazias, destrutivas e doentias, necessitamos de um mundo e uma humanidade mais saudável, para que a espécie se perpetue.


Referências Bibliográficas

Sanderson, C., (2005), “Abuso sexual em crianças: Fortalecendo Pais e Professores para proteger crianças de abusos sexuais”, ed 1ª, Ed. M.Books, São Paulo.

Nenhum comentário: